17 de mai. de 2010

Consulta online de linhas de ônibus

A consulta on line às linhas de ônibus de Porto Alegre é mais intuitiva do que os mapas digitalizados. Bom para quem não quer perder tempo abrindo um PDF e não precisa carregar uma cópia impressa do mapa. O serviço está disponível na página da Prefeitura de Porto Alegre. Veja como utilizar o serviço e depois clique para ir à página de consulta.

Pesquisando se uma rua ou avenida é atendida por alguma linha de ônibus
Na tela inicial clique no logradouro específico. Para a Avenida Coronel Marcos, por exemplo, deve ser selecionada a opção "Cel Marcos, Av" e depois clicar em "Pesquisa". Nas imagens abaixo foi feita a consulta para a Rua João Alfredo (na página aparece "João Alfredo, R").
Abrirá uma nova tela onde aparecerá a lista de ônibus e lotações. O primeiro botão ao lado da linha de ônibus correspondente (da esquerda para a direita) chamado "Itinerário" abre uma nova janela com a lista de ruas e avenidas atendidas pela respectiva linha de ônibus. Apresenta - quando possível - linhas de ônibus relacionadas. O segundo botão chamado "Tabela Horária" apresenta os horários categorizados em: dias úteis; sábados; e domingos. Além disso, os retângulos azuis informam os horários atendidos por veículos adaptados para portadores de necessidades especiais. Agora é só escolher a opção desejada,
Para realizar a consulta de itinerários por logradouros, basta clicar aqui.

Pesquisando o itinerário de uma linha de ônibus
O link abaixo permite a consulta do itinerário de determinada linha de ônibus. Ele abrirá a tela a seguir onde deverá ser executado quatro passos.
1º Definir o consórcio de ônibus. As empresas de ônibus municipais de Porto Alegre foram reunidas em grandes consórcios.
2º Definir a informação desejada: itinerário; tabela horária; viagens em veículos adaptados; e intervalo entre viagens.
3º Selecionar a linha de ônibus correspondente.
4º Clicar em "Pesquisar".

Pontos negativos: o usuário deverá saber antecipadamente a linha de ônibus e a respectiva prestadora de serviço. Cada consórcio (item 1) é responsável pelo atendimento de uma região da cidade. Assim, a Unibus é responsável pela Zona Leste da cidade. A Conorte, por sua vez, é responsável pela Zona Norte, enquanto que a STS presta serviços na Zona Sul de Porto Alegre. A Carris atua em todas as regiões.
Para realizar a consulta acima, clicar aqui.

Imprimindo o Guia de Bolso das linhas da Carris
Guia de Bolso das linhas da Carris é um arquivo em PDF. Se tu não tens um programa que lê arquivos PDF, basta clicar aqui para baixar um programa gratuito.

Consulta às linhas de lotações de Porto Alegre
Existe também consulta às linhas de lotações de Porto Alegre, por logradouro ou por linha.


Referência:
Prefeitura de Porto Alegre.

...

Para acompanhar as novidades do blog e saber sobre a programação de lazer em Porto Alegre, siga o Vivendo Porto Alegre no Twitter, clicando na imagem abaixo:

0 Comentários: